(11) 2518 9200

As vantagens da areia industrial: a AREIA do FUTURO!

18 / maio / 17

A areia industrial ou areia artificial é um agregado gerado pela britagem de rochas e sua utilização na produção de argamassas tem sido cada vez mais frequente, na medida em que as jazidas de areia natural ou se esgotam ou sofrem restrições. (Silva, 2005). A crescente urbanização está levando a esterilização de importantes depósitos de areia natural. Além disso, as restrições ambientais a utilização de várzeas e leitos de rios para a extração de areia impele as áreas de extração a locais cada vez mais distantes dos centros consumidores. Sendo o transporte responsável por cerca de 67% do preço final do produto juntamente com o aumento médio de 12% no valor do frete no Brasil desde 2000, a areia industrial torna-se uma opção viável no quesito preço x qualidade (Almeida, 2005).

Por outro lado, a areia artificial, ou também chamada areia industrial – obtida nas instalações de britagem geralmente tem sua produção em locais mais próximos das centrais de concreto ou das obras, além de aproveitar parte do material de descarte das minerações. Isso tem aumentado a demanda e feito com que os fabricantes de equipamentos de britagem invistam em tecnologia para obter materiais regulares, com boa distribuição granulométrica e baixo teor de material fino (pulverulento). Ou seja, procura-se ficar mais próximo possível da areia natural, o que permitiria sua substituição total. Hoje, ainda é mais comum a substituição parcial, embora em determinados processos, pelo alto custo da areia natural, a utilização seja de 100%.

Atenta a todos esses fatores a Pedreira Lageado teve seu projeto de areia industrial desenvolvido para atender a todos os segmentos da construção civil. Sendo um produto com curva granulométrica constante, será utilizada em todos os concretos estruturais, sejam manuais em betoneiras ou centrais de concreto, usinas de asfalto (CBUQ, PMF e PMQ), fabricas de pré-moldados de Concreto (Lajes, Blocos, Tubos e pisos intertravados), utilizada como produto drenante e filtros em ETE – Estação de Tratamento de Esgoto.

 

Vantagens da areia industrial

• Economia no uso do cimento

• Curva Granulométrica constante

• Ausência de impurezas orgânicas

• Ausência de materiais argilosos

• Constância nos traços do concreto

• Maior aderência da pasta de cimento

• Preservação de leitos e margens de rios

 

escrito por: Eng. Marcos Roberto – Pedreira Lageado

Contato

Pessoa FísicaPessoa Jurídica

Para realizar uma compra conosco como pessoa física, por gentileza preencha os campos abaixo do Pré cadastro pessoa física. Esse cadastro serve para agilizar o processo de aprovação da sua compra. Em até 24 horas, nossa equipe de vendas entrará em contato para formalizar o seu pedido.

Pagamento em DinheiroCartão

Endereço

Pessoa FísicaPessoa Jurídica

Estr. Iguatemi, 5 - Guaianazes - São Paulo - 08490-500