(11) 2518 9200

“O que produzimos é areia e ponto final”

10 / julho / 18

Com tecnologia Metso, a mais urbana pedreira de São Paulo explica como está consolidando o mercado de areia industrial no país

 

Considerada a mais urbana de São Paulo, a Pedreira São Matheus do Lajeado é uma das primeiras a produzir areia industrial no país, operando desde março de 2017. Com capacidade de 70 toneladas/hora ou 15 mil toneladas mensais, a unidade superou os desafios iniciais, que colocavam a qualidade do produto em dúvida, e a resistência do mercado à cor e à textura diferenciadas. “Na verdade, o que produzimos é areia e ponto final”, resume o engenheiro Marcos Roberto Santos, engenheiro de Minas e responsável pela planta, a respeito da consolidação do mercado.

 

“Coletamos amostras, realizando o “cara a cara” com as concreteiras e com os fabricantes de blocos de concreto de alta resistência, sugerindo traços, distribuindo produtos, realizando testes de laboratório em conjunto e, principalmente, afirmando que o produto que estamos oferendo é areia”, complementa. De acordo engenheiro Marcos, o consumo da areia industrial não conflita com o da areia natural. Ele é, inclusive, a favor do mix das duas, desde que a exploração ocorra dentro das normas ambientais.

 

 

Desafio atual é convencer pequenos consumidores

 

“Estamos oferecendo um produto cuja concepção é sustentável e que possui uma composição química e granulométrica constantes pelo fato de ser industrializado”, define o engenheiro. “O consumidor, por sua vez, terá a certeza de estar consumindo um produto padronizado”, complementa. De acordo com Marcos, os clientes atuais são as empresas com as quais a Lageado conseguiu realizar, em conjunto, testes de laboratórios e análise de resultados.

 

Vencido o desafio dos consumidores profissionais, o engenheiro avalia que os produtores de areia industrial devem focar na consolidação do produto junto ao pequeno consumidor. A lista inclui os profissionais à frente de pequenas obras, engenheiros, construtoras e também pedreiros e mestres de obras.

 

 

Conhecimento técnico definiu a escolha da Metso

 

“Adotamos a tecnologia da Metso por ser a empresa pioneira no processo de produção de areia a seco e por já existir, obviamente, uma relação técnica e comercial bem sucedida entre as duas empresas”, explica o engenheiro. A automação da planta é outro destaque, incluindo o controle da alimentação e do fluxo de carga, detalhes que permitem uma operação com o mínimo de interferência humana.

 

Um dos sucessos da ativação da unidade, de acordo com ele, foi a concepção do projeto, estruturado a quatro mãos com a Metso. Marcos destaca que, com a fabricação de areia, a empresa também deixa de ter o pó de pedra como produto final da linha de britagem e agrega, no mínimo, mais dois produtos à sua carteira de vendas.

 

Mesmo, o filler que é extraído da areia por meio do Aeroclassificador Metso, pode ser aproveitado comercialmente na pavimentação de estradas.

 

 

A estrutura da planta para produção de areia

 

“A planta de areia projetada para a Pedreira São Matheus do Lageado é muito simples e ao mesmo tempo extremamente funcional e produtiva”, resume Maria Thereza Müsel, Key Account da Metso Brasil na área de agregados. De acordo com ela, a operação é composta de três equipamentos. O primeiro é o moinho autógeno Barmac, que tem a função de melhorar a cubicidade do material, tornando-o mais próximo da areia de rio. O segundo é uma peneira CBS, que proporciona flexibilidade à planta: ela permite a produção de um material mais grosso do que a areia ou ainda a oferta de algo pontual solicitado pelo mercado.

 

O terceiro equipamento é o Aeroclassificador Metso, considerado o coração da planta, por extrair o filler da areia. Com os três equipamentos alinhados, a Lageado produz e armazena areia em uma pilha “feijão”, gerada por meio do transportador de correias. “A unidade possui ainda um sistema de automação, cujo objetivo é garantir que se opere na taxa de alimentação adequada”, finaliza Maria Thereza.



CONTATO


Dúvidas ou demais informações, entre em contato através do
telefone (11) 2518-9200


SOLICITAR ORÇAMENTO
Envie um e-mail para vendas@pedreiralageado.com.br


TRABALHE CONOSCO
Envie seu currículo para o e-mail rh@pedreiralageado.com.br


Estr. Iguatemi, 5 - Guaianazes - São Paulo - 08490-500