(11) 2518 9200

Pedreira Urbana

25 / setembro / 17

Há 60 anos a Pedreira Lageado atende a gigantescas quantidades de pedra britada que a construção civil da cidade de São Paulo demanda todos os dias.

Uma surpresa é que ela está localizada a apenas 20 km do centro, podendo ser considerada a mais urbana de São Paulo. É claro que em 1957, quando começou suas atividades não havia moradores vizinhos. Mas a cidade cresceu e uma comunidade vive hoje no entrono.

Para preservar a harmonia com estes moradores e também com a natureza a empresa foi se adaptando e hoje segue rígidos cronogramas ambientais e de ruído, garantindo conforto aos colaboradores e vizinhos.

A Pedreira Lageado recompõe toda a Área de Preservação Permanente, realizando o plantio de árvores nativas ao entorno da área explorada, com mudas criadas em viveiro próprio. A água é captada e armazenada no período chuvoso, e utilizada racionalmente ao longo do dia.

A Pedreira é cortada em toda sua extensão pelo Córrego Itaquera, afluente direto do Rio Tietê, por isso são coletadas amostras de água que garantem o não lançando de resíduos sólidos, o que causaria seu assoreamento.

Pelo menos 30% dos desmontes realizados pela Pedreira Lageado são monitorados por sismógrafos de Engenharia, a fim de se controlar vibrações decorrentes dos mesmos.

Sua mais recente atuação em busca da diminuição do impacto do material descartado pela construção civil na natureza foi a aquisição de tecnologia para a produção da Areia do Futuro. Esta areia é produzida a partir de uma agregado gerado exatamente pela britagem de rochas.

O fim da Areia Natural e seu impacto no meio ambiente.

Entre as principais vantagens da Areia do Futuro está a preservação da Areia Natural, hoje ameaçada de extinção.

A Areia, essencial para o desenvolvimento urbano, tecnológico e em muitas outras áreas, parece um recurso infinito, mas não é. Regulamentar a sua extração é essencial, assim como buscar alternativas que substituam suas qualidades.

Segundo uma matéria publicada na revista Science, em oito de setembro último, intitulada “A looming tragedy of the sand commons”*, que pode ser traduzido por “A tragédia iminente da areia”, entre 1900 e 2010 o volume global de recursos naturais utilizados na construção civil aumentou 23 vezes, o que faz da areia um dos materiais mais extraído em todo o mundo.

Para agravar a situação, grande parte da extração ainda é predatória, sem regulamentação e fiscalização rígidas, o que favorece o comercio ilegal. “Como resultado, a escassez de areia é um problema emergente com grandes implicações sociopolíticas, econômicas e ambientais”, ressalta a matéria.

É neste cenário que a Areia do Futuro ganha destaque como uma alternativa, já que ela tem diversas aplicações no desenvolvimento urbano, como no concreto, na argamassa ou no asfalto.



Conhecida também como Areia Industrial, ela é produzida através de material de descarte das minerações e pode ser feita nas próprias pedreiras. Já utilizada em larga escala na Europa e Estados Unidos, ela começa a ganhar destaque no Brasil.

As Vantagens da areia industrial

  • Economia no uso do cimento;
  • Curva Granulométrica constante;
  • Ausência de impurezas orgânicas;
  • Ausência de materiais argilosos;
  • Constância nos traços do concreto;
  • Maior aderência da pasta de cimento;
  • Preservação de leitos e margens de rios.

 

A Pedreira Lageado disponibiliza um vídeo sobre a sua fabricação em seu site. Confira. http://www.pedreiralageado.com.br/video_areia_do_futuro/

*Link para a matéria completa “A looming tragedy of the sand commons”, publicada na revista Science. http://science.sciencemag.org/content/357/6355/970

Contato

Pessoa FísicaPessoa Jurídica

Para realizar uma compra conosco como pessoa física, por gentileza preencha os campos abaixo do Pré cadastro pessoa física. Esse cadastro serve para agilizar o processo de aprovação da sua compra. Em até 24 horas, nossa equipe de vendas entrará em contato para formalizar o seu pedido.

Pagamento em DinheiroCartão

Endereço

Pessoa FísicaPessoa Jurídica

Estr. Iguatemi, 5 - Guaianazes - São Paulo - 08490-500