(11) 2518 9200

Reciclagem do concreto pode beneficiar o meio ambiente

17 / abril / 18

Uma das principais preocupações, desde o começo até o fim de uma obra, é o descarte dos materiais, em especial do concreto. As estruturas de concreto estão entre os métodos construtivos que menos geram resíduos, mas ainda assim, devem ser dispensados de forma consciente, para não causar impacto ambiental.

Diferente do que imaginamos, já existem soluções que fazem com que este resíduo possa ser reaproveitado para novas finalidades. Além dos ganhos ambientais, há também o benefício econômico para as concreteiras e construtoras. Vale destacar as reduções nos custos de produção decorrentes da economia de matéria-prima de retirada e disposição de resíduos.

 

Concreto endurecido:

Para reciclagem do concreto endurecido é utilizado um britador especialmente desenvolvido para essa finalidade. O agregado que é produzido na britagem das sobras de concreto endurecido é conhecido como agregado reciclado.

 

Concreto fresco:

Existem duas maneiras de reciclar o concreto fresco. A primeira é por meio de um aditivo estabilizador, que reduz a velocidade de hidratação do concreto, prolongando o tempo do material em estado fresco. A segunda envolve o uso de equipamentos mecânicos e a lavagem forçada do material, com água sob pressão, que separa o cimento dos agregados. O agregado obtido nesse processo é chamado de agregado recuperado.

Contato

Pessoa FísicaPessoa Jurídica

Para realizar uma compra conosco como pessoa física, por gentileza preencha os campos abaixo do Pré cadastro pessoa física. Esse cadastro serve para agilizar o processo de aprovação da sua compra. Em até 24 horas, nossa equipe de vendas entrará em contato para formalizar o seu pedido.

Pagamento em DinheiroCartão

Endereço

Pessoa FísicaPessoa Jurídica

Estr. Iguatemi, 5 - Guaianazes - São Paulo - 08490-500