(11) 2518 9200

Segurança do trabalho: Ruído ocupacional

15 / julho / 17

Essa semana, os colaboradores da Pedreira Lageado tiveram uma palestra sobre ruído ocupacional.

Para garantir a saúde e a segurança de seus colaboradores, a Pedreira Lageado, busca constantemente integrar ações de controle e eliminação dos riscos ocupacionais, através de medidas de engenharia e administrativas, que possam garantir total conforto e segurança para todos os seus colaboradores. Dentre essas medidas, é mantido um programa de treinamentos, visando um maior entendimento de todos quanto aos riscos a que estão expostos e os meios de controle. No dia 13/07/2017 foi realizada uma palestra voltada à prevenção dos problemas causados por a exposição ao ruído. Destacando a importância quanto a utilização correta dos protetores Auriculares (Auditivos), bem como sua higienização e conservação. Também foram detalhados todos os danos que o ruído pode causar, quando não são seguidas as recomendações de segurança.



A exposição ao ruído nos locais de trabalho é uma das grandes causadoras dos problemas de perda auditiva. O ouvido humano apresenta uma elevada sensibilidade para ouvir sons,por conta disso para que seja mantida sua integridade é muito importante que sejam respeitados seus limites. Com o advento da industrialização, do crescimento das cidades, do tráfego de veículos automotores e consequentemente a geração de níveis elevados de ruído, o homem passou a apresentar problemas de audição, até então pouco frequentes e restritos apenas às pessoas idosas. A exposição ao ruído pode acometer indivíduos fora dos ambientes de trabalho, como moradores de áreas de tráfego intenso, mas na grande maioria dos casos, os responsáveis pela alta incidência de surdez, são a falta de condições seguras nos locais de trabalho ou a falta de proteção adequada. Por conta dessa situação é muito importante que todas as medidas de prevenção propostas sejam seguidas, pois dessa forma fica assegurada a integridade física dos trabalhadores.





Qualquer ruído provoca surdez?

Para provocar danos na audição é preciso que o trabalhador se exponha a níveis de ruído acima dos limites de tolerância determinados nas normas vigentes. Existem diversos estudos que demonstram que a exposição a ruído com valores acima de 85 (dBA) causam lesões ao ouvido humano, dependendo do tempo que o trabalhador ficar exposto. Quanto maior for o nível do ruído, menor o tempo que a pessoa pode ficar exposta, sob pena de desenvolver surdez ou outros problemas.

Efeitos do ruído na audição
A exposição a níveis elevados de pressão sonora, pode comprometer a capacidade de audição dos indivíduos, causando danos irreversíveis. Um trabalhador exposto a longos períodos à um ambiente com ruído elevado, sem a devida proteção, pode certamente desenvolver, progressivamente, lesões no ouvido interno e sofrer uma diminuição de sua sensibilidade auditiva. Níveis de ruído elevados lesam as células que existem no interior da cóclea ( localizada numa estrutura chamada Órgão de Corti), ocasionando a perda da transmissão ao cérebro dos sons. Quando um trabalhador fica exposto ao ruído sem proteção, pode sofrer as consequências a seguir:

• A surdez permanente: É a perda irreversível da capacidade auditiva, devido à exposição contínua, ou seja o trabalhador fica exposto ao ruído de intensidade excessiva, sem proteção auditiva, (PAIR – Perda Auditiva Induzida por Ruído).

• O trauma acústico: É a definição de uma lesão do ouvido interno causada pela exposição a ruídos elevados, como por exemplo uma explosão, ou em casos de exposição contínua à níveis de ruídos excessivos, acima de 85 decibéis.

OUTROS EFEITOS DA EXPOSIÇÃO A RUÍDO

A exposição ao ruído podem causar outros efeitos no organismo, como, alterações no sistema cardiovascular, aumento da pressão sanguínea, aceleração da pulsação, aumento da liberação de hormônios, irritabilidade, contração dos vasos dos vasos sanguíneos, dilatação das pupilas, problemas no sistema digestivo, dificuldades de concentração, diminuição da eficiência do trabalho, alterações menstruais e impotência sexual.

Escrito Por: Sérgio de Almeida Lima – Técnico de Segurança do Trabalho.



CONTATO


Dúvidas ou demais informações, entre em contato através do
telefone (11) 2518-9200


SOLICITAR ORÇAMENTO
Envie um e-mail para vendas@pedreiralageado.com.br


TRABALHE CONOSCO
Envie seu currículo para o e-mail rh@pedreiralageado.com.br


Estr. Iguatemi, 5 - Guaianazes - São Paulo - 08490-500