(11) 2518 9200

Concreto sem cimento? Saiba sobre essa novidade nas novas tecnologias da construção civil

16 / maio / 21

Cada vez mais somos apresentados a novas tecnologias, que vem para revolucionar setores, ajudar o meio ambiente e facilitar processos. A construção já passou por muito isso, e as novas tecnologias vem sendo fortes aliadas para construções mais assertivas, de melhor rendimento e mais seguras. A nossa Areia do Futuro, foi um exemplo disso. Vinda a partir dos resíduos que sobravam da moagem das pedras, se tornou uma opção mais sustentável e de maior rendimento na produção do concreto, por exemplo. 

 

Agora, falando em concreto, a novidade que tomou conta do mundo da construção civil foi a nova tecnologia criada por pesquisadores japoneses que é o concreto sem cimento. Isso mesmo! Os pesquisadores da Universidade de Tókio conseguiram ligar diretamente partículas de areia por meio de uma solução simples feita com álcool e usando um catalisador! Isso quer dizer que: se viabilizada, essa nova tecnologia é capaz de mudar todo o setor da construção pelo mundo e ainda ajudar – e muito – ao meio ambiente, já que será capaz de reduzir drasticamente as emissões de carbono causadas pela produção de cimento. 

 

A descoberta foi um verdadeiro processo de alquimia, onde os cientistas trabalharam para encontrar um composto que fosse capaz de unir os grãos de areia sem precisar do cimento. Eles acharam o candidato ideal no tetraalcoxissilano, um composto capaz de induzir um processo conhecido como transição sol-gel – o resultado final é um gel.

 

Segundo, Yuya Sakai, um dos lideres do projeto: “Os pesquisadores podem produzir tetraalcoxissilano a partir da areia por meio de uma reação com álcool e um catalisador por meio da remoção da água, que é um subproduto da reação. Nossa ideia era deixar a água para fazer a reação alternar reversivelmente de areia para tetraalcoxissilano, para unir as partículas de areia entre si.” 

 

E agora? Será que essa novidade vai vir com tudo e mudar o que conhecemos da construção civil? Tudo o que pode ajudar o meio ambiente é sempre bem interessante para o setor ficar atento. Saiba mais detalhes sobre o estudo feito no link.  

 

Contato

Pessoa FísicaPessoa Jurídica

Para realizar uma compra conosco como pessoa física, por gentileza preencha os campos abaixo do Pré cadastro pessoa física. Esse cadastro serve para agilizar o processo de aprovação da sua compra. Em até 24 horas, nossa equipe de vendas entrará em contato para formalizar o seu pedido.

Pagamento em DinheiroCartão

Endereço

Pessoa FísicaPessoa Jurídica

Estr. Iguatemi, 5 - Guaianazes - São Paulo - 08490-500