(11) 2518 9200

O descarte correto de materiais de construção

27 / agosto / 20

Vocês sabiam que materiais de construção descartados incorretamente demoram anos e anos para se decompor no meio ambiente? Por isso é muito importante que todo entulho e resíduo de construção seja descartado corretamente para evitar mais impactos ambientais. 

 

Mas como fazer isso? Primeiramente, temos 4 tipos diferentes de definições para separar o entulho por tipo, daqueles que podem ser reciclados ou não. Veja abaixo: 

Entulho Classe A: Resíduos recicláveis e passíveis de reutilização provenientes de construção, demolição, reformas e reparos de edificações, pavimentação e raspagem de ruas, de obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem, além de tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa e concreto;

Entulho Classe B: Resíduos recicláveis formados por plásticos, papéis, metais, vidros e madeiras em geral, incluindo gesso;

Entulho Classe C: resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis para recuperação ou reciclagem;

Entulho Classe D: Resíduos perigosos oriundos do processo da construção, como tintas, solventes, óleos, amianto, produtos de demolições, reformas e reparos em clínicas radiológicas, instalações industriais e outras.

 

Agora que sabemos qual classe está cada tipo de entulho, como descartar

 

Há o tipo de coleta convencional, que é quando a pessoa que está gerando o entulho contrata uma empresa especializada em recolher esse tipo de material e dar o destino correto à ele (conhecido também como locação de caçambas). Outra opção são os ecopontos, um ponto de entrega voluntário e gratuito, mas com capacidade diária limitada (1m3 por dia pode ser entregue). Os ecopontos recebem esse material e trabalham na separação e descarte seguindo as normas previstas. 

 

Existem diversas portarias estaduais e municipais para lidar com o descarte correto de entulho. Mas o mais importante de tudo é: descartar entulho das ruas, rios, mares, entre outros é crime ambiental. Procure na prefeitura de sua cidade como fazer o descarte correto dos materiais da sua obra.

Contato

Pessoa FísicaPessoa Jurídica

Para realizar uma compra conosco como pessoa física, por gentileza preencha os campos abaixo do Pré cadastro pessoa física. Esse cadastro serve para agilizar o processo de aprovação da sua compra. Em até 24 horas, nossa equipe de vendas entrará em contato para formalizar o seu pedido.

Pagamento em DinheiroCartão

Endereço

Pessoa FísicaPessoa Jurídica

Estr. Iguatemi, 5 - Guaianazes - São Paulo - 08490-500