(11) 2518 9200

“O que produzimos é areia e ponto final”

10 / julho / 18

Com tecnologia Metso, a mais urbana pedreira de São Paulo explica como está consolidando o mercado de areia industrial no país

 

Considerada a mais urbana de São Paulo, a Pedreira São Matheus do Lajeado é uma das primeiras a produzir areia industrial no país, operando desde março de 2017. Com capacidade de 70 toneladas/hora ou 15 mil toneladas mensais, a unidade superou os desafios iniciais, que colocavam a qualidade do produto em dúvida, e a resistência do mercado à cor e à textura diferenciadas. “Na verdade, o que produzimos é areia e ponto final”, resume o engenheiro Marcos Roberto Santos, engenheiro de Minas e responsável pela planta, a respeito da consolidação do mercado.

 

“Coletamos amostras, realizando o “cara a cara” com as concreteiras e com os fabricantes de blocos de concreto de alta resistência, sugerindo traços, distribuindo produtos, realizando testes de laboratório em conjunto e, principalmente, afirmando que o produto que estamos oferendo é areia”, complementa. De acordo engenheiro Marcos, o consumo da areia industrial não conflita com o da areia natural. Ele é, inclusive, a favor do mix das duas, desde que a exploração ocorra dentro das normas ambientais.

 

 

Desafio atual é convencer pequenos consumidores

 

“Estamos oferecendo um produto cuja concepção é sustentável e que possui uma composição química e granulométrica constantes pelo fato de ser industrializado”, define o engenheiro. “O consumidor, por sua vez, terá a certeza de estar consumindo um produto padronizado”, complementa. De acordo com Marcos, os clientes atuais são as empresas com as quais a Lageado conseguiu realizar, em conjunto, testes de laboratórios e análise de resultados.

 

Vencido o desafio dos consumidores profissionais, o engenheiro avalia que os produtores de areia industrial devem focar na consolidação do produto junto ao pequeno consumidor. A lista inclui os profissionais à frente de pequenas obras, engenheiros, construtoras e também pedreiros e mestres de obras.

 

 

Conhecimento técnico definiu a escolha da Metso

 

“Adotamos a tecnologia da Metso por ser a empresa pioneira no processo de produção de areia a seco e por já existir, obviamente, uma relação técnica e comercial bem sucedida entre as duas empresas”, explica o engenheiro. A automação da planta é outro destaque, incluindo o controle da alimentação e do fluxo de carga, detalhes que permitem uma operação com o mínimo de interferência humana.

 

Um dos sucessos da ativação da unidade, de acordo com ele, foi a concepção do projeto, estruturado a quatro mãos com a Metso. Marcos destaca que, com a fabricação de areia, a empresa também deixa de ter o pó de pedra como produto final da linha de britagem e agrega, no mínimo, mais dois produtos à sua carteira de vendas.

 

Mesmo, o filler que é extraído da areia por meio do Aeroclassificador Metso, pode ser aproveitado comercialmente na pavimentação de estradas.

 

 

A estrutura da planta para produção de areia

 

“A planta de areia projetada para a Pedreira São Matheus do Lageado é muito simples e ao mesmo tempo extremamente funcional e produtiva”, resume Maria Thereza Müsel, Key Account da Metso Brasil na área de agregados. De acordo com ela, a operação é composta de três equipamentos. O primeiro é o moinho autógeno Barmac, que tem a função de melhorar a cubicidade do material, tornando-o mais próximo da areia de rio. O segundo é uma peneira CBS, que proporciona flexibilidade à planta: ela permite a produção de um material mais grosso do que a areia ou ainda a oferta de algo pontual solicitado pelo mercado.

 

O terceiro equipamento é o Aeroclassificador Metso, considerado o coração da planta, por extrair o filler da areia. Com os três equipamentos alinhados, a Lageado produz e armazena areia em uma pilha “feijão”, gerada por meio do transportador de correias. “A unidade possui ainda um sistema de automação, cujo objetivo é garantir que se opere na taxa de alimentação adequada”, finaliza Maria Thereza.

Contato

Pessoa FísicaPessoa Jurídica

Para realizar uma compra conosco como pessoa física, por gentileza preencha os campos abaixo do Pré cadastro pessoa física. Esse cadastro serve para agilizar o processo de aprovação da sua compra. Em até 24 horas, nossa equipe de vendas entrará em contato para formalizar o seu pedido.

Pagamento em DinheiroCartão

Endereço

Pessoa FísicaPessoa Jurídica

Estr. Iguatemi, 5 - Guaianazes - São Paulo - 08490-500